Saturday 7 April 2018

O que é sistema de comércio de carbono


Comércio de Carbono.


O que é um 'comércio de carbono'


O comércio de carbono é uma troca de créditos entre nações, destinada a reduzir as emissões de dióxido de carbono.


Imposto sobre o Dióxido de Carbono.


Contrato de Compra de Redução de Emissões.


Classificação de Divulgação de Carbono.


Tampão E Comércio.


QUEBRANDO 'Carbon Trade'


O comércio de carbono também é conhecido como comércio de emissões de carbono. O comércio de emissões de carbono representa a maior parte do comércio de emissões.


Por que temos o comércio de carbono.


Quando os países usam combustíveis fósseis e produzem dióxido de carbono, eles não pagam pelas implicações de queimar esses combustíveis fósseis diretamente. Existem alguns custos que incorrem, como o preço do combustível em si, mas existem outros custos, não incluídos no preço do combustível. Estes são conhecidos como externalidades. No caso do uso de combustíveis fósseis, muitas vezes essas externalidades são externalidades negativas, o que significa que o consumo do bem tem efeitos negativos sobre terceiros.


Essas externalidades incluem custos de saúde (como a contribuição que a queima de combustíveis fósseis gera para doenças cardíacas, câncer, derrame e doenças pulmonares) e os custos ambientais (como degradação ambiental, poluição, mudanças climáticas e aquecimento global). Curiosamente, pesquisas descobriram que, muitas vezes, os encargos da mudança climática afetam mais diretamente os países com as menores emissões de gases do efeito estufa. Então, se um país vai queimar combustíveis fósseis e produzir essas externalidades negativas, o pensamento é que eles devem pagar por eles.


O comércio de carbono teve origem no Protocolo de Kyoto de 1997, com o objetivo de reduzir as emissões de carbono e mitigar as mudanças climáticas e o futuro aquecimento global. Na altura, a medida concebida tinha como objectivo reduzir as emissões globais de dióxido de carbono para cerca de 5% abaixo dos níveis de 1990 entre 2008 e 2012.


Como funciona.


Basicamente, cada país tem um limite na quantidade de carbono que eles podem liberar. O comércio de emissões de carbono, então, permite que os países que possuem maiores emissões de carbono adquiram o direito de liberar mais dióxido de carbono na atmosfera de países que têm emissões de carbono mais baixas.


O comércio de carbono também se refere à capacidade de empresas individuais comercializarem direitos poluidores através de um sistema regulatório conhecido como cap and trade. As empresas que poluem menos podem vender seus direitos de poluição não utilizados para empresas que poluem mais. O objetivo é garantir que as empresas no agregado não excedam um nível básico de poluição e forneçam um incentivo financeiro para as empresas poluírem menos.


Críticas ao Comércio de Carbono.


O comércio de emissões de carbono tem sido amplamente e cada vez mais criticado. É visto como uma distração perigosa e uma meia medida para resolver a grande e premente questão do aquecimento global. Houve também relatos de corrupção.


Apesar disso, o comércio de carbono continua sendo um conceito central em propostas para mitigar ou reduzir as mudanças climáticas e o aquecimento global.


O sistema de comércio de emissões da UE (EU ETS)


O Sistema de Comércio de Emissões da UE foi explicado.


O sistema de comércio de emissões da UE (EU ETS) é uma pedra angular da política da UE para combater as alterações climáticas e o seu instrumento fundamental para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa de forma rentável. É o primeiro grande mercado de carbono do mundo e continua sendo o maior deles.


opera em 31 países (todos os 28 países da UE mais a Islândia, Liechtenstein e Noruega) limita as emissões de mais de 11.000 instalações pesadas (usinas e plantas industriais) e companhias aéreas operando entre esses países cobrem cerca de 45% das emissões de gases de efeito estufa da UE emissões.


Para uma visão geral detalhada, consulte:


Um sistema 'cap and trade'.


O EU ETS trabalha no princípio do limite e comércio.


Um limite é definido na quantidade total de certos gases de efeito estufa que podem ser emitidos pelas instalações cobertas pelo sistema. O limite é reduzido ao longo do tempo para que as emissões totais caiam.


Dentro do limite, as empresas recebem ou compram permissões de emissão que podem negociar umas com as outras conforme necessário. Eles também podem comprar quantidades limitadas de créditos internacionais de projetos de redução de emissões em todo o mundo. O limite do número total de permissões disponíveis garante que elas tenham um valor.


Após cada ano, uma empresa deve entregar licenças suficientes para cobrir todas as suas emissões, caso contrário, multas pesadas são impostas. Se uma empresa reduz suas emissões, ela pode manter as licenças de reposição para cobrir suas necessidades futuras ou então vendê-las para outra empresa que não possui licenças.


O comércio traz flexibilidade que garante que as emissões sejam cortadas onde custa menos. Um preço robusto de carbono também promove investimentos em tecnologias limpas e de baixo carbono.


Principais características da fase 3 (2013-2020)


O EU ETS está agora em sua terceira fase - significativamente diferente das fases 1 e 2.


As principais mudanças são:


Aplica-se um único limite de emissões à escala da UE em vez do anterior sistema de limites nacionais O leilão é o método predefinido para atribuição de licenças (em vez de atribuição gratuita) e as regras de atribuição harmonizadas aplicam-se às licenças ainda gratuitas. os gases incluíram 300 milhões de licenças reservadas na New Entrants Reserve para financiar a implantação de tecnologias inovadoras de energia renovável e captura e armazenamento de carbono por meio do programa NER 300.


Setores e gases cobertos.


O sistema cobre os seguintes setores e gases com foco nas emissões que podem ser medidas, reportadas e verificadas com um alto nível de precisão:


dióxido de carbono (CO 2) da geração de energia e calor - setores intensivos em energia, incluindo refinarias de petróleo, siderúrgicas e produção de ferro, alumínio, metais, cimento, cal, vidro, cerâmica, polpa, papel, papelão, ácidos e produtos químicos orgânicos a granel Óxido nitroso (N 2 O) da aviação comercial a partir da produção de ácidos nítrico, adípico e glioxílico e de perfluorocarbonetos glioxálicos (PFC) a partir da produção de alumínio.


A participação no EU ETS é obrigatória para empresas nestes setores, mas.


em alguns setores, apenas plantas acima de um determinado tamanho são incluídas. Algumas pequenas instalações podem ser excluídas se os governos implementarem medidas fiscais ou outras medidas que reduzirão suas emissões em um valor equivalente no setor de aviação; até 2016, o EU ETS se aplica apenas a vôos entre aeroportos situados no Espaço Económico Europeu (EEE).


Entregando reduções de emissões.


O EU ETS provou que colocar um preço no carbono e comercializá-lo pode funcionar. As emissões das instalações do regime estão a diminuir como previsto - cerca de 5% em comparação com o início da fase 3 (2013) (ver dados de 2015).


Em 2020, as emissões dos setores abrangidos pelo sistema serão 21% menores do que em 2005.


Desenvolvendo o mercado de carbono.


Criado em 2005, o EU ETS é o primeiro e maior sistema internacional de comércio de emissões do mundo, respondendo por mais de três quartos do comércio internacional de carbono.


O EU ETS também está inspirando o desenvolvimento do comércio de emissões em outros países e regiões. A UE pretende ligar o EU ETS a outros sistemas compatíveis.


Legislação principal do EU ETS.


30/04/2014 - Versão consolidada da Directiva 2003/87 / CE do Parlamento Europeu e do Conselho, relativa à criação de um regime de comércio de licenças de emissão de gases com efeito de estufa na Comunidade e que altera a Directiva 96/61 / CE do Conselho 23/04/2009 - Diretiva 2009/29 / CE do Parlamento Europeu e do Conselho que altera a Diretiva 2003/87 / CE no sentido de melhorar e tornar extensivo o regime de comércio de licenças de emissão de gases com efeito de estufa da Comunidade 19/11/2008 - Diretiva 2008/101 / CE do o Parlamento Europeu e o Conselho que altera a Directiva 2003/87 / CE de modo a incluir as actividades da aviação no regime de comércio de licenças de emissão de gases com efeito de estufa na Comunidade 27/10/2004 - Directiva 2004/101 / CE do Parlamento Europeu e do Conselho o Conselho que altera a Directiva 2003/87 / CE, relativa à criação de um regime de comércio de licenças de emissão de gases com efeito de estufa na Comunidade, no âmbito dos mecanismos de projecto do Protocolo de Quioto 13/10/2003 - Directiva 2003/87 / CE do Parlamento Europeu e do Conselho ncil que estabelece um regime de comércio de licenças de emissão de gases com efeito de estufa na Comunidade e altera a Directiva 96/61 / CE do Conselho.


Relatórios do mercado de carbono.


23/11/2017 - COM (2017) 693 - Relatório sobre o funcionamento do mercado europeu do carbono 01/02/2017 - COM (2017) 48 - Relatório sobre o funcionamento do mercado europeu do carbono 18/11/2015 - COM ( 2015) 576 - Relatório sobre o funcionamento do mercado europeu do carbono 14/11/2012 - COM (2012) 652 - A situação do mercado europeu do carbono em 2012.


Revisão do EU ETS para a fase 3.


04/02/2011 - Conclusões do Conselho Europeu de 4 de fevereiro de 2011 (ver conclusões 23 e 24) 18/03/2010 - Orientações sobre a interpretação do anexo I da Diretiva RCLE-UE (excluindo atividades de aviação) 18/03/2010 - Orientação documento para identificação dos geradores de electricidade 06/04/2009 - Comunicado de imprensa do Conselho sobre a adopção do pacote clima-energia 12/12/2008 - Conclusões da Presidência do Conselho Europeu (11 e 12 de Dezembro de 2008) 12/12/2008 - Conselho Europeu Declaração sobre a utilização das receitas dos leilões 23/01/2008 - Proposta de Directiva do Parlamento Europeu e do Conselho que altera a Directiva 2003/87 / CE de modo a melhorar e alargar o sistema de comércio de licenças de emissão de gases com efeito de estufa da Comunidade 23 / 01/2008 - Documento de trabalho dos serviços da Comissão - Documento de acompanhamento da proposta de diretiva do Parlamento Europeu e do Conselho que altera a Diretiva 2003/87 / CE no sentido de melhorar e alargar o sistema de comércio de licenças de emissão de gases com efeito de estufa - Avaliação de impacto.


Implementação.


04/07/2013 - Projecto de Regulamento Alterado relativo à determinação dos direitos creditórios internacionais 05/06/2013 - Projecto de Regulamento sobre a determinação dos direitos creditórios internacionais 05/05/2013 Regulamento (UE) n. º 389/2013 da Comissão, de 2 de maio de 2013, que cria um Registo da União nos termos do à Diretiva 2003/87 / CE do Parlamento Europeu e do Conselho, Decisões n. º 280/2004 / CE e n. º 406/2009 / CE do Parlamento Europeu e do Conselho e que revoga os Regulamentos (UE) n. º 920/2010 da Comissão e N. ° 1193/2011 Texto relevante para efeitos do EEE 18/11/2011 - Regulamento da Comissão que estabelece um Registo da União para o período de negociação com início em 1 de janeiro de 2013 e os períodos de comércio subsequentes do regime de comércio de emissões da União nos termos da Diretiva 2003/87 / CE Parlamento Europeu e do Conselho e Decisão 280/2004 / CE do Parlamento Europeu e do Conselho e que altera os Regulamentos (CE) n. º 2216/2004 e (UE) n. º 920/2010 - ainda não publicados no Jornal Oficial 07 / 10/2010 - Regulamento da Comissão (UE) no 920/2010 relativa a um sistema de registos normalizado e protegido, em conformidade com a Directiva 2003/87 / CE do Parlamento Europeu e do Conselho e a Decisão no 280/2004 / CE do Parlamento Europeu e do Conselho - versão não incluindo as alterações introduzidas pelo Regulamento de 18 de novembro de 2011 08/10/2008 - Regulamento (CE) n. o 994/2008 da Comissão relativo a um sistema de registos normalizado e protegido, nos termos da Diretiva 2003/87 / CE do Parlamento Europeu e do Conselho e Decisão n. º 280/2004 / CE do Parlamento Europeu e do Conselho - versão aplicável até 31 de Dezembro de 2011 26/10/2007 - Decisão Misto do Comité Misto do EEE n. º 146/2007, que liga o RCLE-UE à Noruega, à Islândia e ao Liechtenstein 13/11 / 2006 - Decisão 2006/780 / CE da Comissão, relativa à redução da duplicação das emissões de gases com efeito de estufa no âmbito do regime comunitário de comércio de licenças de emissão no âmbito do Protocolo de Quioto, nos termos da Directiva 2003/87 / CE do Parlamento Europeu e do Conselho (n sob nº C (2006) 5362) 21/12/2004 - Versão consolidada do Regulamento (CE) nº 2216/2004 da Comissão para um sistema de registos normalizado e protegido, com a redacção que lhe foi dada pelo Regulamento (CE) nº 916/2007 da Comissão, de 31 de Julho 2007, Regulamento (CE) n. o 994/2008 da Comissão, de 8 de Outubro de 2008, e Regulamento (UE) n. o 920/2010 da Comissão, de 7 de Outubro de 2010 - versão sem alterações introduzidas pelo Regulamento de 18 de Novembro de 2011.


Aplicação do IVA.


História da Legislação da Directiva 2003/87 / CE.


Trabalhar antes da proposta da Comissão.


08/02/2000 - COM (2000) 87 - Livro Verde sobre comércio de emissões de gases com efeito de estufa na União Europeia Mandato e resultados do Grupo de Trabalho 1 da ECCP: Mecanismos flexíveis 04/09/2001 - Resumo Resumido do Presidente da reunião de consulta das partes interessadas (com a indústria ONG ambientais e ambientais 19/05/1999 - COM (1999) 230 - Preparação da aplicação do Protocolo de Quioto 03/06/1998 - COM (1998) 353 - Alterações climáticas - Rumo a uma estratégia pós-Quioto da UE Âmbito do RCLE UE : 07/2007 - Pequenas Instalações dentro do Sistema de Comércio de Emissões da UE 10/2006 - Inclusão de atividades e gases adicionais no Sistema de Comércio de Emissões da UE Maior harmonização e maior previsibilidade: 12/2006 - A abordagem para novos entrantes e encerramentos 10/2006 - Leilão de licenças de emissão de CO2 na EU ETS 10/2006 - Harmonização de metodologias de alocação 12/2006 - Relatório sobre a competitividade internacional Grupo de trabalho da ECCP sobre o comércio de emissões na revisão do EU ETS 15/06/2007 - Relatório final da 4ª reunião Ligação em Sistemas de Comércio de Emissões em Terceiros Países 22/05/2007 - Relatório final da 3ª reunião sobre Harmonização Adicional e Previsibilidade Aumentada 26/04/2007 - Relatório Final da 2ª reunião sobre Cumprimento e Execução Robusta 09/03/2007 - Relatório final da primeira reunião sobre o âmbito da directiva.


Proposta da Comissão de Outubro de 2001.


22/01/2002 - Não-documento sobre sinergias entre a proposta de comércio de emissões da CE (COM (2001) 581) e a Directiva IPPC 23/10/2001 - COM (2001) 581 - Proposta de directiva-quadro relativa ao comércio de emissões de gases com efeito de estufa na Comunidade Europeia.


Reacção da Comissão à leitura da proposta no Conselho e no Parlamento (incluindo a posição comum do Conselho)


18/07/2003 - COM (2003) 463 - Parecer da Comissão sobre as alterações do Parlamento Europeu à posição comum do Conselho respeitante à proposta de directiva do Parlamento Europeu e do Conselho 20/06/2003 - COM (2003) 364 - Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu relativa à posição comum do Conselho sobre a adopção de uma directiva que estabelece um regime de comércio de licenças de emissão de gases com efeito de estufa na Comunidade e altera a Directiva 96/61 / CE 18/03/2003 - Posição Comum ) 28.2003 - Posição Comum do Conselho sobre a adopção de uma directiva que estabelece um regime de comércio de licenças de emissão de gases com efeito de estufa na Comunidade e altera a Directiva 96/61 / CE do Conselho 27/11/2002 - COM (2002) 680 - Proposta alterada de directiva do Parlamento Europeu e do Conselho que estabelece um regime de comércio de licenças de emissão de gases com efeito de estufa na Comunidade e altera a Directiva 96/61 / CE do Conselho.


Abra todas as perguntas.


Perguntas e Respostas sobre o Sistema de Comércio de Emissões da UE revisado (dezembro de 2008)


Qual é o objetivo do comércio de emissões?


O objetivo do Sistema de Comércio de Emissões da UE (EU ETS) é ajudar os Estados Membros da UE a cumprir seus compromissos de limitar ou reduzir as emissões de gases de efeito estufa de maneira econômica. Permitir que as empresas participantes comprem ou vendam licenças de emissão significa que os cortes de emissões podem ser alcançados pelo menos pelo custo.


O EU ETS é a pedra angular da estratégia da UE para combater as alterações climáticas. É o primeiro sistema internacional de comércio de emissões de CO 2 no mundo e está em funcionamento desde 2005. A partir de 1 de Janeiro de 2008, aplica-se não só aos 27 Estados-Membros da UE, mas também aos outros três membros do Espaço Económico Europeu. - Noruega, Islândia e Liechtenstein. Actualmente, abrange mais de 10 000 instalações nos sectores da energia e da indústria, que são colectivamente responsáveis ​​por quase metade das emissões de CO 2 da UE e por 40% das suas emissões totais de gases com efeito de estufa. Uma emenda à Diretiva EU ETS, acordada em julho de 2008, trará o setor da aviação para o sistema a partir de 2012.


Como funciona o comércio de emissões?


O EU ETS é um sistema de limite e comércio, ou seja, ele limita o nível geral de emissões permitidas, mas, dentro desse limite, permite que os participantes do sistema comprem e vendam licenças conforme necessário. Essas permissões são a "moeda" de negociação comum no coração do sistema. Uma licença concede ao titular o direito de emitir uma tonelada de CO2 ou a quantidade equivalente de outro gás com efeito de estufa. O teto do número total de permissões cria escassez no mercado.


No primeiro e segundo período de comércio ao abrigo do regime, os Estados-Membros tiveram de elaborar planos nacionais de atribuição (NAP) que determinam o nível total de emissões do RCLE e o número de licenças de emissão que cada instalação recebe no seu país. No final de cada ano, as instalações devem devolver licenças equivalentes às suas emissões. As empresas que mantêm suas emissões abaixo do nível de suas permissões podem vender seus excedentes de licenças. Aqueles que enfrentam dificuldades em manter suas emissões alinhadas com seus subsídios têm uma escolha entre tomar medidas para reduzir suas próprias emissões - como investir em tecnologia mais eficiente ou usar fontes de energia menos intensivas em carbono - ou comprar as permissões extras necessárias no mercado. , Ou uma combinação de ambos. Tais escolhas são provavelmente determinadas por custos relativos. Dessa forma, as emissões são reduzidas onde quer que seja mais econômico fazê-lo.


Há quanto tempo o EU ETS está operando?


O EU ETS foi lançado em 1 de Janeiro de 2005. O primeiro período de comércio durou três anos até ao final de 2007 e foi uma fase de 'aprender fazendo' para preparar o crucial segundo período de comércio. O segundo período de comércio teve início em 1 de janeiro de 2008 e dura cinco anos até o final de 2012. A importância do segundo período de comércio decorre do fato de coincidir com o primeiro período de compromisso do Protocolo de Quioto, durante o qual a UE e outras os países industrializados devem cumprir suas metas para limitar ou reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Para o segundo período de comércio, as emissões do RCLE-UE foram limitadas em cerca de 6,5% abaixo dos níveis de 2005 para ajudar a garantir que a UE como um todo, e os Estados-Membros individualmente, cumpram os seus compromissos de Quioto.


Quais são as principais lições aprendidas com a experiência até agora?


O EU ETS colocou um preço no carbono e provou que o comércio de emissões de gases de efeito estufa funciona. O primeiro período de comércio estabeleceu com sucesso o comércio livre de licenças de emissão em toda a UE, criou a infraestrutura necessária e desenvolveu um mercado dinâmico de carbono. Os benefícios ambientais da primeira fase podem ser limitados devido à atribuição excessiva de licenças em alguns Estados-Membros e alguns sectores, devido principalmente a uma dependência das projecções das emissões antes de os dados das emissões verificadas se tornarem disponíveis no âmbito do RCLE-UE. Quando a publicação dos dados de emissões verificadas para 2005 destacou essa “superalocação”, o mercado reagiu como seria esperado, baixando o preço de mercado das permissões. A disponibilidade de dados de emissões verificadas permitiu à Comissão assegurar que o limite para as dotações nacionais na segunda fase seja estabelecido a um nível que resulte em reduções reais das emissões.


Para além de sublinhar a necessidade de dados verificados, a experiência até à data demonstrou que uma maior harmonização no âmbito do RCLE-UE é imperativa para garantir que a UE atinja os seus objetivos de redução de emissões pelo menor custo e com distorções de concorrência mínimas. A necessidade de mais harmonização é mais clara no que diz respeito ao modo como é estabelecido o limite para as licenças de emissão globais.


Os dois primeiros períodos de comércio mostram também que os métodos nacionais amplamente divergentes de atribuição de licenças a instalações ameaçam a concorrência leal no mercado interno. Além disso, é necessária uma maior harmonização, clarificação e aperfeiçoamento no que diz respeito ao âmbito do sistema, ao acesso a créditos de projectos de redução de emissões fora da UE, às condições de ligação do RCLE-UE aos sistemas de comércio de emissões noutros locais e à monitorização, verificação e requisitos de relatórios.


Quais são as principais mudanças no EU ETS e a partir de quando elas serão aplicadas?


As alterações de projeto acordadas serão aplicadas a partir do terceiro período de comércio, ou seja, janeiro de 2013. Embora o trabalho preparatório seja iniciado imediatamente, as regras aplicáveis ​​não serão alteradas até janeiro de 2013 para garantir que a estabilidade regulatória seja mantida.


O EU ETS no terceiro período será um sistema mais eficiente, mais harmonizado e mais justo.


O aumento da eficiência é conseguido através de um período comercial mais longo (8 anos em vez de 5 anos), um limite de emissões robusto e decrescente anual (redução de 21% em 2020 comparado a 2005) e um aumento substancial na quantidade de leilões. 4% na fase 2 para mais da metade na fase 3).


Foi harmonizada mais harmonização em muitos domínios, incluindo no que diz respeito à fixação de limites (limite máximo à escala da UE em vez dos limites nacionais nas fases 1 e 2) e às regras para a atribuição gratuita a título transitório.


A equidade do sistema foi substancialmente aumentada pela passagem para regras de atribuição de licenças de emissão em toda a UE para as instalações industriais e pela introdução de um mecanismo de redistribuição que permite aos novos Estados-Membros leiloar mais licenças.


Como o texto final se compara à proposta inicial da Comissão?


As metas climáticas e energéticas acordadas pelo Conselho Europeu da Primavera de 2007 foram mantidas e a arquitectura global da proposta da Comissão sobre o RCLE-UE permanece intacta. Ou seja, haverá um limite máximo a nível da UE sobre o número de licenças de emissão e este limite diminuirá anualmente ao longo de uma linha de tendência linear, que continuará para além do final do terceiro período de comércio (2013-2020). A principal diferença em relação à proposta é que o leilão de licenças será introduzido gradualmente.


Quais são as principais alterações em relação à proposta da Comissão?


Em resumo, as principais alterações feitas na proposta são as seguintes:


Alguns Estados-Membros podem beneficiar de uma derrogação facultativa e temporária da regra segundo a qual nenhuma atribuição deve ser atribuída a geradores de eletricidade a partir de 2013. Esta opção de derrogação está à disposição dos Estados-Membros que preencham determinadas condições relacionadas com a interconexão da sua eletricidade. rede, quota de um único combustível fóssil na produção de electricidade e PIB / capita em relação à média da UE-27. Além disso, o montante de licenças gratuitas que um Estado-Membro pode atribuir às centrais eléctricas está limitado a 70% das emissões de dióxido de carbono das instalações pertinentes na fase 1 e a diminuições nos anos seguintes. Além disso, a atribuição a título gratuito na fase 3 só pode ser concedida a centrais eléctricas em funcionamento ou em construção, o mais tardar no final de 2008. Ver resposta à pergunta 15 abaixo. A directiva conterá mais pormenores sobre os critérios a utilizar para determinar os sectores ou subsectores considerados expostos a um risco significativo de fuga de carbono e uma data anterior de publicação da lista de tais sectores da Comissão (31 de Dezembro). 2009). Além disso, sujeito a revisão quando for alcançado um acordo internacional satisfatório, as instalações em todas as indústrias expostas receberão 100% de licenças gratuitas na medida em que usem a tecnologia mais eficiente. A alocação gratuita à indústria é limitada à participação das emissões dessas indústrias no total de emissões em 2005 a 2007. O número total de licenças alocadas gratuitamente a instalações em setores industriais declinará anualmente de acordo com o declínio do limite de emissões. Os Estados-Membros podem igualmente compensar certas instalações por custos de CO 2 repercutidos nos preços da electricidade se os custos do CO 2 os pudessem expor ao risco de fuga de carbono. A Comissão comprometeu-se a alterar as orientações comunitárias em matéria de auxílios estatais a favor do ambiente. Veja a resposta à questão 15 abaixo. O nível de leilões de licenças para a indústria não exposta aumentará de forma linear, como proposto pela Comissão, mas, em vez de atingir 100% até 2020, atingirá 70%, tendo em vista atingir 100% até 2027. Tal como previsto Na proposta da Comissão, 10% dos subsídios para leilões serão redistribuídos dos Estados Membros com alta renda per capita para aqueles com baixa renda per capita, a fim de fortalecer a capacidade financeira destes últimos de investir em tecnologias amigas do clima. Foi adicionada uma provisão para outro mecanismo redistributivo de 2% das licenças de emissão em leilão, a fim de ter em conta os Estados-Membros que, em 2005, conseguiram uma redução de pelo menos 20% das emissões de gases com efeito de estufa em comparação com o ano de referência estabelecido pelo Protocolo de Quioto. A percentagem de receitas leiloadas que os Estados-Membros devem utilizar para combater e adaptar-se às alterações climáticas, principalmente na UE, mas também nos países em desenvolvimento, é aumentada de 20% para 50%. O texto prevê um complemento ao nível de uso permitido de créditos de IC / MDL no cenário de 20% para operadores existentes que receberam os menores orçamentos para importar e usar tais créditos em relação a alocações e acesso a créditos no período. 2008-2012. Novos setores, novos entrantes nos períodos 2013-2020 e 2008-2012 também poderão usar créditos. O montante total de créditos que poderão ser utilizados não excederá, no entanto, 50% da redução entre 2008 e 2020. Com base numa redução de emissões mais rigorosa no contexto de um acordo internacional satisfatório, a Comissão poderá permitir acesso adicional a RCE e URE. para os operadores do regime comunitário. Veja a resposta à questão 20 abaixo. O produto do leilão de 300 milhões de permissões da reserva de novos operadores será usado para apoiar até 12 projetos e projetos de demonstração de captura e armazenamento de carbono, demonstrando tecnologias inovadoras de energia renovável. Várias condições estão associadas a este mecanismo de financiamento. Veja a resposta à questão 30 abaixo. A possibilidade de optar por pequenas instalações de combustão, desde que sujeitas a medidas equivalentes, foi alargada a todas as pequenas instalações independentemente da actividade, o limiar de emissões aumentou de 10.000 para 25.000 toneladas de CO 2 por ano e o limiar de capacidade que instalações de combustão tem que cumprir, além disso foi elevado de 25MW para 35MW. Com estes limiares aumentados, a percentagem de emissões abrangidas que potencialmente seriam excluídas do sistema de comércio de emissões torna-se significativa e, consequentemente, foi adicionada uma provisão para permitir uma redução correspondente do limite de licenças a nível da UE.


Ainda haverá planos nacionais de alocação (NAPs)?


Não. Nos seus PAN nos primeiros (2005-2007) e no segundo (2008-2012) períodos de comércio, os Estados-Membros determinaram a quantidade total de licenças a emitir - o limite - e como estas seriam atribuídas às instalações em causa. Esta abordagem gerou diferenças significativas nas regras de alocação, criando um incentivo para que cada Estado-Membro favoreça o seu próprio setor e tenha levado a uma grande complexidade.


A partir do terceiro período de comércio, haverá um limite único a nível da UE e as licenças serão atribuídas com base em regras harmonizadas. Os planos nacionais de atribuição não serão, portanto, mais necessários.


Como será determinado o limite de emissões na fase 3?


As regras para o cálculo do limite a nível da UE são as seguintes:


A partir de 2013, o número total de licenças diminuirá anualmente de maneira linear. O ponto de partida desta rubrica é a quantidade total média de licenças (fase 2) a ser emitida pelos Estados-Membros para o período de 2008-2012, ajustada para refletir o âmbito alargado do sistema a partir de 2013, bem como quaisquer instalações pequenas que os Estados-Membros Estados optaram por excluir. O fator linear pelo qual a quantidade anual deve diminuir é de 1,74% em relação ao limite da fase 2.


O ponto de partida para determinar o fator linear de 1,74% é a redução geral de 20% dos gases de efeito estufa em relação a 1990, o que equivale a uma redução de 14% em relação a 2005. No entanto, uma redução maior é exigida do EU ETS porque é mais barato reduzir as emissões nos sectores do RCLE. A divisão que minimiza o custo total de redução é:


uma redução de 21% nas emissões do setor RCLE-UE em relação a 2005 até 2020; uma redução de cerca de 10% em relação a 2005 para os sectores não abrangidos pelo RCLE-UE.


A redução de 21% em 2020 resulta em um teto ETS em 2020 de um máximo de 1720 milhões de permissões e implica um limite médio de 3ª fase (2013 a 2020) de cerca de 1846 milhões de permissões e uma redução de 11% em comparação com o limite da fase 2.


Todos os números absolutos indicados correspondem à cobertura no início do segundo período de negociação e, portanto, não levam em conta a aviação, que será adicionada em 2012, e outros setores que serão adicionados na fase 3.


Os valores finais para os limites anuais de emissões na fase 3 serão determinados e publicados pela Comissão até 30 de Setembro de 2010.


Como será determinado o limite de emissões além da fase 3?


O fator linear de 1,74% usado para determinar o limite da fase 3 continuará a ser aplicado além do final do período de comércio em 2020 e determinará o limite para o quarto período de comércio (2021 a 2028) e além. Pode ser revisto até 2025, o mais tardar. De fato, reduções significativas de emissão de 60% -80% em relação a 1990 serão necessárias até 2050 para alcançar o objetivo estratégico de limitar o aumento da temperatura média global a não mais que 2 ° C acima dos níveis pré-industriais.


Um limite de licenças de emissão para toda a UE será determinado para cada ano. Isto reduzirá a flexibilidade das instalações em causa?


Não, a flexibilidade para instalações não será reduzida de forma alguma. Em qualquer ano, as licenças de emissão a serem leiloadas e distribuídas devem ser emitidas pelas autoridades competentes até 28 de fevereiro. A última data para os operadores devolverem licenças é 30 de abril do ano seguinte ao ano em que as emissões ocorreram. Assim, os operadores recebem licenças para o ano em curso antes de terem de devolver as licenças para cobrir as suas emissões do ano anterior. As tolerâncias permanecem válidas durante todo o período de negociação e quaisquer provisões excedentes podem agora ser "depositadas" para uso em períodos de negociações subseqüentes. Nesse aspecto, nada mudará.


O sistema permanecerá com base nos períodos de negociação, mas o terceiro período de negociação durará oito anos, de 2013 a 2020, ao contrário de cinco anos para a segunda fase, de 2008 a 2012.


Para o segundo período de comércio, os Estados-Membros decidiram geralmente atribuir quantidades totais iguais de licenças para cada ano. A redução linear a cada ano a partir de 2013 corresponderá melhor às tendências esperadas de emissões no período.


Negociação de carbono: como funciona?


Compartilhe isso com.


Estes são links externos e serão abertos em uma nova janela.


Estes são links externos e serão abertos em uma nova janela.


Feche o painel de compartilhamento.


O comércio de carbono é um sistema baseado no mercado que visa reduzir os gases de efeito estufa que contribuem para o aquecimento global, particularmente o dióxido de carbono emitido pela queima de combustíveis fósseis.


Como funciona?


Houve tentativas de permitir que países mais ricos cortassem suas emissões, pagando pelo desenvolvimento de esquemas de redução de carbono em nações mais pobres. No entanto, a eficácia desses esquemas tem sido questionada, com pesquisas indicando que algumas criaram mais emissões do que elas realmente reduziram.


De maior significado foram os chamados esquemas de cap and trade, a nível regional, nacional e internacional. Eles trabalham estabelecendo um limite geral ou limite na quantidade de emissões permitidas de fontes significativas de carbono, incluindo o setor de energia, automotivo e aéreo.


Os governos então emitem permissões até o limite acordado, e elas são dadas gratuitamente ou leiloadas para empresas do setor. If a company curbs its own carbon significantly it can trade the excess permits on the carbon market for cash. If it's not able to limit its emissions it may have to buy extra permits.


Schemes are up and running in the European Union and in several regions of the United States, but attempts at a national scheme in the US foundered in the Senate in 2010.


Quais são as vantagens?


Cap and trade schemes have been very effective in tackling environmental problems in the past, with trading in sulphur dioxide permits helping to limit acid rain in the US. The big attraction for governments concerned with stemming CO2 is that carbon trading is much easier to implement than expensive direct regulations, and unpopular carbon taxes.


If regional cap and trade schemes can be joined up globally, with a strong carbon price, it could be a relatively pain-free and speedy method to help the world decarbonise.


And the disadvantages?


Creating a market in something with no intrinsic value such as carbon dioxide is very difficult. You need to promote scarcity - and you have to strictly limit the right to emit so that it can be traded. In the world's biggest carbon trading scheme, the EU ETS, political interference has created gluts of permits.


These have often been given away for free, which has led to a collapse in the price and no effective reductions in emissions. Another problem is that offset permits, gained from paying for pollution reductions in poorer countries, are allowed to be traded as well. The importance of these permits in reducing carbon emissions is questionable and the effectiveness of the overall cap and trade scheme is also reduced.


What are the alternatives?


There are two basic options. Carbon taxes and direct regulations. Taxes on energy content or production are in place in many European countries. Taxes exist in India, Japan and South Korea and they have been imposed then repealed in Australia.


Other governments have tried to regulate their way to lower emissions. This approach is being tried in the US, where President Obama has imposed a Clean Power Plan on energy producers, designed to reduce emissions from this sector by 32% by 2030.


O que é o comércio de carbono?


O comércio de carbono é o processo de compra e venda de licenças e créditos para emitir dióxido de carbono. Foi um pilar central dos esforços da UE para abrandar as alterações climáticas. O maior sistema de comércio de carbono do mundo é o Sistema de Comércio de Emissões da União Europeia (EU ETS). Ele está cercado de problemas e corrupção e, ainda assim, países como o Brasil e a China continuam buscando o comércio de carbono como forma de combater o aumento das emissões.


O comércio de carbono é cada vez mais criticado, até porque as emissões de dióxido de carbono nos países industrializados não estão diminuindo na taxa necessária para evitar uma mudança climática catastrófica.


Fern e muitos cientistas, economistas e ONGs acreditam que o comércio de carbono é uma distração perigosa da necessidade de acabar com o uso de combustíveis fósseis e passar para um futuro de baixo carbono. Nós não temos tempo para esperar por um preço alto em carbono: precisamos mudar para um mundo de baixa energia carbônica, agricultura, transporte e industrial agora. A melhor maneira de fazer isso é através de regulamentação direta.


O interesse inicial de Fern no comércio de carbono surgiu porque as árvores eram vistas como uma forma de compensar o carbono de forma barata, ao mesmo tempo em que forneciam dinheiro para proteger as árvores. O que são compensações explica por que você nunca pode compensar o carbono protegendo ou plantando árvores. Também não há evidências de que o comércio de carbono tenha cumprido a promessa de fornecer dinheiro.


Apesar das falhas inerentes ao comércio de poluição, o conceito continua a aparecer em propostas para reduzir os danos ambientais. Para mais informações, visite nossa campanha sobre compensação de biodiversidade.


How Carbon Trading Works.


В­The dramatic imagery of global warming frightens people. Melting glaciers, freВ­ak storms and stranded polar bears -- the mascots of climate change -- show how quickly and drastically greenhouse gas emissions (GHG) are changing our planet. Such graphic examples, combined with the rising price of energy, drive people to want to reduce consumption and lower their personal shares of global emissions. But behind the emotional front of climate change lies a developing framework of economic solutions to the problem. Two major market-based options exist, and politicians around the world have largely settled on carbon trading over its rival, carbon tax , as the chosen method to regulate GHG emissions.


Renewing the Grid Image Gallery.


Carbon trading, sometimes called emissions trading, is a market-based tool to limit GHG. The carbon market trades emissions under cap-and-trade schemes or with credits that pay for or offset GHG reductions.


Cap-and-trade schemes are the most popular way to regulate carbon dioxide (CO2) and other emissions. The scheme's governing body begins by setting a cap on allowable emissions. It then distributes or auctions off emissions allowances that total the cap. Member firms that do not have enough allowances to cover their emissions must either make reductions or buy another firm's spare credits. Members with extra allowances can sell them or bank them for future use. Cap-and-trade schemes can be either mandatory or voluntary.


A successful cap-and-trade scheme relies on a strict but feasible cap that decreases emissions over time. If the cap is set too high, an excess of emissions will enter the atmosphere and the scheme will have no effect on the environment. A high cap can also drive down the value of allowances, causing losses in firms that have reduced their emissions and banked credits. If the cap is set too low, allowances are scarce and overpriced. Some cap and trade schemes have safety valves to keep the value of allowances within a certain range. If the price of allowances gets too high, the scheme's governing body will release additional credits to stabilize the price. The price of allowances is usually a function of supply and demand.


Credits are similar to carbon offsets except that they're often used in conjunВ­ction with cap-and-trade schemes. Firms that wish to reduce below target may fund preapproved emissions reduction projects at other sites or even in other countries.


Carbon trading: How does it work?


Compartilhe isso com.


Estes são links externos e serão abertos em uma nova janela.


Estes são links externos e serão abertos em uma nova janela.


Feche o painel de compartilhamento.


Carbon trading is a market-based system aimed at reducing greenhouse gases that contribute to global warming, particularly carbon dioxide emitted by burning fossil fuels.


Como funciona?


There have been attempts to allow richer countries to cut their emissions by paying for the development of carbon lowering schemes in poorer nations. However, the effectiveness of these schemes has been questioned, with research indicating that some have created more emissions than they have actually curtailed.


Of greater significance have been the so called cap and trade schemes, at regional, national and international levels. They work by setting an overall limit or cap on the amount of emissions that are allowed from significant sources of carbon, including the power industry, automotive and air travel.


Governments then issue permits up to the agreed limit, and these are either given free or auctioned to companies in the sector. If a company curbs its own carbon significantly it can trade the excess permits on the carbon market for cash. If it's not able to limit its emissions it may have to buy extra permits.


Schemes are up and running in the European Union and in several regions of the United States, but attempts at a national scheme in the US foundered in the Senate in 2010.


Quais são as vantagens?


Cap and trade schemes have been very effective in tackling environmental problems in the past, with trading in sulphur dioxide permits helping to limit acid rain in the US. The big attraction for governments concerned with stemming CO2 is that carbon trading is much easier to implement than expensive direct regulations, and unpopular carbon taxes.


If regional cap and trade schemes can be joined up globally, with a strong carbon price, it could be a relatively pain-free and speedy method to help the world decarbonise.


And the disadvantages?


Creating a market in something with no intrinsic value such as carbon dioxide is very difficult. You need to promote scarcity - and you have to strictly limit the right to emit so that it can be traded. In the world's biggest carbon trading scheme, the EU ETS, political interference has created gluts of permits.


These have often been given away for free, which has led to a collapse in the price and no effective reductions in emissions. Another problem is that offset permits, gained from paying for pollution reductions in poorer countries, are allowed to be traded as well. The importance of these permits in reducing carbon emissions is questionable and the effectiveness of the overall cap and trade scheme is also reduced.


What are the alternatives?


There are two basic options. Carbon taxes and direct regulations. Taxes on energy content or production are in place in many European countries. Taxes exist in India, Japan and South Korea and they have been imposed then repealed in Australia.


Other governments have tried to regulate their way to lower emissions. This approach is being tried in the US, where President Obama has imposed a Clean Power Plan on energy producers, designed to reduce emissions from this sector by 32% by 2030.

No comments:

Post a Comment